Órgão oficial da Associação da Família Marchon
Ano XXIII (desde 1997: nº1) - Número 23 / 2024
Editorial:
Decidido 29º EGeM, em Lumiar - 5º Distrito de Nova Friburgo - RJ, e após ser divulgado amplamente nas redes sociais e nos e-mails dos cadastrados na nossa página https://www.familiamarchon.com, realizamos esse 30º EGeM em Vitória - ES. Devido à maioria dos familiares terem raízes no próprio Espírito Santo, as casas desses familiares acomodaram os que vieram de outras localidades.
Programação do 30º EGeM:
Os primos de Vitória: Adriana, Raquel, João Cláudio e Augusto respaldaram a programação de realizarmos uma celebração ecumênica ao meio dia de sábado – muitos quiseram ir à praia pela manhã – seguida de uma assembleia e um churrasqueiro foi contratado para servir farta mesa de frios e o churrasco propriamente durante a tarde de sábado. Regado a bons papos, muita cerveja e fotos com os cerca de 80 presentes, a tarde foi pequena, pois, conforme tomei conhecimento no dia seguinte, a farra e a alegria varou a madrugada.
Mas ainda na sexta-feira, o Augusto programou servir um capeletti com um saboroso caldo preparado pela Ângela e Zazá, e até quando faltou cerveja, foram buscar onde encontrassem para não interromper a santa comunhão dos parentes. Ao mesmo tempo, o Pedrinho colocou algumas carnes na churrasqueira para deleite dos carnívoros.
A propósito, devemos registrar nossa gratidão ao casal Pedro e Brena que cederam o espaçoso play ground do prédio onde residem para que conseguíssemos realizar esses dois longos e preciosos eventos.
No domingo reunimo-nos para um almoço num quiosque de frente para a praia de Camburi, com excelente música ao vivo, conduzida por um casal afinado, com ótimo repertório para todos os gostos. Para minha surpresa fui convidado a cantar a música Meu pequeno Cachoeiro, o que não poderia deixar de atender esse pedido dos primos presentes. Se fui aplaudido? Perguntem a quem esteve lá.
Quem foi ao Encontro:
Registramos a presença 78 pessoas, entre familiares e amigos de todas as idades.
Comenda Jean-Claude Marchon: neste 30º EGeM, 203º ano da chegada dos irmãos Jean-Claude e Antoine ao Brasil, resolvemos laurear 5 (cinco) Marchon – todos in memorian - com a Comenda:
. o saudoso tio Androgeu de Souza juntamente com
. o inesquecível primo José Eurico de Souza, que foram entregues aos irmãos Getinha, Cecília, Neuzinha e Carlinhos;
. ao primo Emílio Oscar Marchon, entregue à sua filha Luciana;
. a Profírio José de Almeida e
. Antonio de Almeida Neto, entregues ao Silvio para que fizesse chegar respectivamente às mãos da esposa do Profírio, Mariza, e da esposa do Antoninho.
Fui lembrado do falecimento do Paulo Jacinto Araujo, esposo da Cecilinha, que será homenageado pela Comenda Jean-Claude Marchon no próximo EGeM.
A Assembleia foi marcada pela fala do tio Paulo, como a seguir:
“Napoleão, em célebre discurso, quando se despedia de sua famosa Guarda, após conquistar o Egito, disse: “Mes soldats, je vous fais mes adieux”, “Meus soldados, eu vos dou meus adeuses!”
Como eu não sou Napoleão e também não tenho soldados, me cabe dizer-lhes: meus filhos, filha, noras, netos e sobrinhos, do alto destes cabelos brancos, noventa anos contemplam vocês! É muita, muita idade! Deus meu! São muitos anos! Noventa! Façam deste número um segredo! Poucos atingem esta idade atualmente. Na época de vocês, muitos daqui, de nossa família, ultrapassarão o centenário. A Medicina vai permitir isto. É preciso que vocês se preparem para isto, acreditando no valor da Ciência e do Saber.
É uma satisfação ver o João Claudio desfiar os nomes dos sobrinhos mostrando cada um deles lutando para fazer ou terminarem seu Curso Superior. Este é um caminho importante!
Observamos, de alguma maneira, uma luta também para uma melhor e maior ascensão social. Isto sim é algo que se pode também ir conquistando através de um desenvolvimento da Cultura. A Música e a Leitura podem ser os meios de uma conquista pela qual se consiga ver outros horizontes de desenvolvimento e satisfação pessoal.
O fato da Adriana ser médica permitiu uma facilitação imensa em nossas vidas. Ela foi, tem sido e sabemos que vai continuar a ser um esteio para a Família Marchon inteira neste e em outros aspectos. Ana Dilza, com dois títulos de doutor, e Camila estão pintando. Tainá está vindo pela lateral acompanhando a Celina. Não podemos esquecer o Albino pai e agora também o Albino filho. Que saudades deles e também do Paulo Jacinto Araujo, da Cecilinha, e da Vânia do Ismael. Nosso respeito a eles nos impulsiona a lutar mais pelas questões de nossa própria vida. Fui na inauguração do consultório da Celina, desculpem-me, Dra. Celina. Dobro a língua. O motorista do Uber que nos levava, quando soube, disse que ele conhecia muito a região e que a Celina iria ganhar muito dinheiro. Até o motorista do Uber está sabendo... Há notícias de uma fábrica de brigadeiros (doces)...
Se estou falando em desenvolvimento como pessoa, cabe também ampliarmos um pouco mais e tentarmos ganhar um pouco mais de dinheiro. Peço-lhes que objetivem suas vidas também tendo em vista este aspecto essencial: o vil metal! Vil, não, pois é um metal imprescindível, essencial em todas as idades, principalmente na idade como a minha. Como já lhes disse, vocês todos serão centenários e um centenário gasta muito em cuidados e remédios. Preparem-se! Um dos meios de proteger a mente é o trabalho, daí a importância para que ampliemos nossas atividades. Adriana passou a ensinar Medicina, Zazá tornou-se artista, trabalhando com a madeira.
Ainda existe outro dado que implica diminuir a idealização da cerveja ou do vinho, restringindo os dois para os momentos realmente festivos com tabelião concordando e reconhecimento de firma na autorização.
Você já se inscreveu no MANDARIM TRANSFORMA da Vitória? Não podemos deixar nossa sobrinha sozinha em nenhum momento. Vamos lá: se inscrevam e vamos ganhar os céus. O Xi Jimpimg, chefão da China, se inscreveu.
Faltaram comentários meus em relação a outros sobrinhos. Sei disto e, se gostarem, me escrevam que eu faço novos comentários. Lembranças a todos. Estou me lembrando de que faltou o principal, o lançamento do nome do Eurico como candidato das famílias Marchon, Emmerich e Zago, a deputado estadual.
Obrigado a todos e muitas felicidades! Feliz Natal e Feliz Ano Novo para todos! Abração! Ti Paulo.”
Sorteio de brindes:
Mantendo a tradição, muitos dos presentes trouxeram brindes para serem sorteados entre os participantes, sempre uma emoção a mais. Agradecemos a todos que vêm mantendo essa prática, e que dá um colorido a mais aos nossos encontros, prova de companheirismo e dedicação à família.
O próximo encontro:
Na assembleia ficou definido que o 31º EGeM será realizado no 1º semestre de 2024. À época agilizaremos contatos com os primos residentes para a programação do mesmo.
Por motivos de naturezas diversas, próprias de cada família, muitos não puderam comparecer ao 30ºEGeM, compreendendo a dificuldade de alguns membros conciliarem compromissos de ordem pessoal de última hora com planos de viagens na época dos encontros.
Mantenhamos a prática de convidar pessoas que sejam do nosso convívio pessoal, independente de pertencer à nossa família, mas que fazem parte do nosso ciclo de amizades, reafirmando nossos valores, levando a esses convidados a nossa história e o estímulo para que conheçam também a história das suas respectivas famílias.
Comments