Relato da Georgeta, Cecilia e Neusa quando da entrega da Comenda Jean-Claude Marchon a Carmem Marchon de Souza durante o 27º EGeM
A Nossa querida mãe Carmem Marchon de Souza construiu e protegeu a nossa família com a maior sabedoria que uma mãe com M maiúsculo e uma Esposa de verdade pode ter. Teve um parceiro de vida que contribuiu para que tudo isso fosse possível. Teve também sua família. Tenho certeza que nossa mãe tinha aprendido a ser forte com a mãe dela, e minha avó com minha bisavó e assim por diante. Podemos dizer que a nossa família está cheia de mulheres guerreiras.
A forma com que nossos pais nos educaram era à frente do tempo deles. O SIM e o NÃO eram dados com muita cautela e sabedoria. Isso foi fundamental para que nós 5 pudéssemos estruturar nossas famílias.
Agora falando só dela: Docilidade, paciência e equilíbrio eram suas maiores características. Era sempre feliz e agradecida. Habilidade e sabedoria de estar sempre pronta para servir apesar de todos os desafios e períodos de crise que passamos. Sua proteção irrestrita era de vibrar com cada passo nosso. Ela nos dava suporte. Era fácil demais vencer no seu time. Ela formou uma Família Maravilhosa.
Quando eu era pequena, olhava para minha mãe com admiração. Ela trabalhava o dia todo, costurava para ajudar na renda familiar. Afinal, 5 filhos!!! Não era fácil, nem naquela época. Ela estava sempre pronta para matar um leão por dia, se preciso fosse, para alimentar a cria. Tocava a casa (muitas vezes sozinha), mas arranjava tempo para nos acompanhar nas lições de casa, para dar colo, para ser esposa, para ser filha, para ser irmã, para ser tia, nora, sogra etc. Ela era a mulher mais forte que eu conhecia.
PS da Geta: Quando ela adoeceu nós ficamos muito tristes, arrasados e eu comentei com o tio Paulo. Poxa ela podia ter falado antes, seria mais fácil para tentar a cura. Tio Paulo me respondeu mais ou menos assim. ‘Minha filha sua mãe era tão boa, tão correta. Não vamos penalizá-la por ter querido nos poupar”. Isso me confortou muito.
Mãe, enquanto você viveu cultivou à sua volta tanto amor e tanta bondade, que nem mil vidas poderão apagar a marca que você deixou. Nós somos parte dessa marca, e somos muito orgulhosos disso.
Sabemos que tivemos muita sorte de ter tido você como mãe, de ter crescido e aprendido a viver pela mão de uma mulher tão fantástica quanto você.
Sempre que nos lembramos de como era a vida com você, repetimos felicidades. Nada nos amedrontava, por causa de você. Nós éramos muito felizes por sermos seus filhos. Seus exemplos de vida nos revigoram e não nos deixam desistir. Você sempre foi a nossa fortaleza. Se somos hoje pessoas do bem é porque somos seus filhos. Muito obrigada por ser nossa mãe.
Iquinho (Em memória), Geta, Carlinhos, Neusa e Cecília
_