top of page

Liturgia Ecumênica do 27º EGeM

Íntegra da liturgia realizada durante a assembleia do 27º Encontro de Gerações Marchon

Parte 1 - Oração

HOMENS - Não podemos, ó Deus, pedir-te simplesmente que acabes com as guerras, pois sabemos que fizestes o mundo de maneira que o homem pudesse encontrar seu próprio caminho para a paz dentro de si e com seu vizinho.

MULHERES - Não podemos, ó Deus, simplesmente pedir-Te que acabes com a inanição, pois já nos destes recursos suficientes para alimentar todo o mundo se os utilizarmos com sabedoria.

HOMENS - Não podemos, ó Deus, pedir-Te simplesmente para acabar com o preconceito, pois já nos destes olhos para vermos o bem em todas as pessoas, bastando usá-los corretamente.

MULHERES - Não podemos, ó Deus, pedir-Te simplesmente que acabes com o desespero, pois já nos destes o poder de eliminar a pobreza e distribuir esperança, se formos capazes de usar nosso poder com justiça.

HOMENS - Não podemos, ó Deus, pedir-Te simplesmente que acabes com a doença, pois já nos destes grande inteligência para pesquisar e descobrir curas, só nos falta usá-las construtivamente.

MULHERES - Assim, em vez disso tudo, nós te pedimos, ó Deus, fortaleza, determinação e vontade, para fazermos, e não apenas orarmos, para sermos, e não simplesmente desejarmos. Amém. (Rabino Jack Riemer)

Parte 2 – Canto - Nunca pare de sonhar – Gonzaguinha

Ontem um menino que brincava me falou:

Hoje é semente do amanhã,

Para não ter medo que este tempo vai passar...

Não se desespere e nem pare de sonhar!

Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs!

Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar!

Fé na vida, fé no homem, fé no que virá.

Nós podemos tudo, nós podemos mais,

Vamos lá fazer o que será.

Parte 3: Meditação

"É mais fácil falar dos homens a Deus, bem baixinho, sem palavras, em pensamento, do que nos metermos a falar de Deus aos homens. Quando as palavras somem, quando os cuidados adormecem, quando nos entregamos, de verdade, nas mãos do Eterno, o grande silêncio nos mergulha na paz, na confiança, na alegria... E a voz de Deus se faz ouvir!" (Dom Helder Câmara)

Parte 4: Oração para união da família

MULHERES - Senhor, nós vos louvamos pela nossa família e agradecemos a vossa presença em nossos lares e nesse evento familiar. Iluminai-nos para que sejamos capazes de assumir nosso compromisso de fé e de participar da vida de nossa grande comunidade.

HOMENS - Ensinai-nos a viver a vossa palavra e o novo mandamento do amor.

MULHERES - Concedei-nos a capacidade de reconhecer nossas diferenças de idade, de gênero, de caráter para nos ajudarmos mutuamente; para nos perdoarmos as fraquezas; compreendermos nossos erros e vivermos em harmonia.

HOMENS - Dai-nos, Senhor, boa saúde, trabalho com salário justo e um lar onde possamos viver felizes.

MULHERES - Ensinai-nos a tratar bem todas as pessoas, principalmente os mais necessitados e pobres, e dai-nos a graça de aceitar com fé a doença e a morte quando se aproximarem de nossa família.

HOMENS - Ajudai-nos a respeitar e incentivar a vocação de cada um e também daqueles que Deus chamar a seu serviço.

MULHERES - Que em nossa família reine a confiança, a fidelidade, o respeito mútuo e que o amor nos una cada vez mais.

TODOS - Permanecei em nossa família Senhor, abençoai os nossos lares hoje e sempre. Amém!

(Autora: Maria de Lourdes Marchon)

Parte 5 – Canto - Planeta Água - Guilherme Arantes

Água que nasce na fonte serena do mundo e que abre um profundo grotão. Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão; Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão; Águas que banham aldeias e matam a sede da população. Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão E depois dormem tranquilas no leito dos lagos, no leito dos lagos.

Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra, planeta água!

Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção. Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão; Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação; Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação. Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra. Parte 6 – Encerramento “Oração do Pai Nosso”

_

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

29º EGeM - Lumiar, de volta às origens

Prezados amigos e familiares, com este 29º Encontro de Gerações Marchon, comemoraremos o bicentenário da chegada dos Marchon a Nova...

bottom of page